7 Polegadas

O Espaço Zebra abre neste sábado, 15 de março, a exposição 7″ (Sete Polegadas), com fotografias de Renato Larini.

A mostra conta com 100 imagens em preto e branco emolduradas por capas de discos compactos de 7 polegadas (EP) e dispostas em uma sequência cinemática e onírica flertando com os HQs e a cultura pop.

As fotos ocupam o lugar dos rótulos (labels) dos discos, e propõem uma narrativa fragmentada, com retratos que trazem imagens que passam pela infância, sexualidade, maturidade e o envelhecimento.

O artista usou imagens do acervo pessoal para compor a exposição, com fotografias do início da carreira, que revelam experimentos com o ampliador, com técnicas inusitadas de revelação, e aproveita ensaios, testes, provas e sobras de laboratório num conjunto que além de harmonioso, parece homogêneo já que as imagens dialogam entre si, apesar de terem sido tiradas em épocas diferentes.

A escolha das capas dos discos de sete polegadas também revela um aspecto estético interessante: a moldura quadrada e a esfera central são as duas formas geométricas mais básicas, e formam uma moldura perfeita para as obras, além de uma composição inusitada – a esfera central revela apenas parte da obra, criando um aspecto quase voyeuristico, como se o público olhasse as imagens pelo buraco da fechadura.

As fotos são totalmente analógicas – algumas usando técnicas como o pin-hole, com sobreposições no laboratório, usando inclusive materiais sobre o papel fotográfico no ampliador, e duplas exposições, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado